sábado, 9 de abril de 2016

RESTAURADOS PELA COMUNHÃO COM DEUS

TEMA: COMUNHÃO TÍTULO: RESTAURADOS PELA COMUNHÃO COM DEUS INTRODUÇÃO Esta carta é escrita mais no estilo de um tratado, visto não conter nem saudação, nem conclusão. João, no segundo capítulo desta mesma carta, dirige-se a pais, a criancinhas e a moços, indicando que não se tratava duma carta pessoal a determinada pessoa. Visava, provavelmente, uma congregação ou várias congregações, e, na realidade, aplica-se à inteira associação dos que estão em união com Cristo nessas igrejas - 1 João 2:13-14.
VEJAMOS QUATRO FRUTOS DESSA COMUNHÃO
I. A MANIFESTAÇÃO DO VERBO – 1:1-4/JO 1: a) O verbo era Cristo: ele fez tudo
“Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele” – Colossenses 1:16. b) Jesus veio ao mundo com a mais importante missão que Deus pode dá ao homem: Resgatar o perdido;
c) O homem que havia pecado contra Deus – Rm 3:23 -, agora tem a oportunidade de voltar a ter comunhão com Deus (Rm 6:23b “O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”)
d) A cruz do calvário foi o meio pelo qual o Senhor pagou o alto preço pela nossa salvação. Na cruz ficaram minhas angústias Na cruz ficaram meus pecados Na cruz ficaram minhas imperfeições Na cruz ficou o meu orgulho Na cruz eu fui reconciliado com DEUS. 
e) Através da manifestação do verbo, que se fez carne e habitou entre nós, Jesus Cristo proporcionou a vida eterna a esse homem arrependido e regenerado pelo poder sobrenatural do Espírito Santo de Deus.
1. Essa vida eterna só pode ser obtida mediante a fé em Jesus Cristo e a comunhão com ele (vv. 2.6-7; 2:22-25).
II. A COMUNHÃO É SÓ PARA QUEM VIVE NA LUZ – V. 5-7 “Comunhão” (gr. Koinonia), literalmente significa “ter em comum”, e envolve compartilhar e participar. Os cristãos tem essa comunhão porque tem a fé cristã em comum (Tito 1:3-4 e 1 Co 1:9).
a) Testemunho dos apóstolos – v. 5 (At. 1:8); 1. Que Jesus Cristo veio em carne (4:2-3) 2. Que Jesus é o filho do Deus altíssimo 3. Que Jesus é o Messias rejeitado pelos judeus 4. Que Jesus veio salvar o pecador (Atos 4:12) 5. Que Jesus Cristo é a propiciação pelos nossos pecados (1 João 2:2) "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (1 João 4:10).
b) “Em Deus não há trevas” – v. 5; Com essa expressão, João afirma de modo vigoroso que Deus é totalmente perfeito e nada existe no caráter de Deus que possa afetar a sua verdade e santidade (cf. Tg 1:17);
c) A mentira afasta o homem de Deus – v. 6. 1. A mentira foi a única paternidade que Deus atribui a satanás. 2. Satanás é o pai da mentira – João 8:44;
O que acontecia? Falsos mestres alegavam ser iluminados e supostamente declaravam ter comunhão com Cristo. Porém, não condizia com a realidade. O fato de andarem nas trevas refutava suas alegações e, consequentemente, demonstrava que eles não tinham a salvação genuína. A palavra “mentimos” no versículo 6b refere-se à comunhão que eles alegavam ter no verso 6a. 
d) A luz nos coloca em comunhão com a família, a igreja etc – v. 7 O cristão genuíno tem por hábito andar na luz (verdade e santidade) e não nas trevas (falsidade e pecado).
Seu modo de andar também resulta na purificação do pecado enquanto o Senhor continuamente perdoa seus filhos. Uma vez que aqueles que andam na luz compartilha o caráter de Deus eles habitualmente são caracterizados pela santidade de Deus (3 Jo 11), indicando sua verdadeira comunhão com ele (Tg 1:27). O cristão genuíno não anda em trevas, mas somente na luz (2 Co 6:14; Ef. 5:8) e a purificação do pecado ocorre continuamente – v. 9
III. QUATRO COISAS ACONTECEM A QUEM VIVE NA LUZ – 1:8-10 Todos nós pecamos, e aqueles que dizem que não pecam não têm a verdade, e fazem Deus parecer mentiroso (1Jo 1:8-10);
a) Conscientização de que somos pecadores – v. 8 e / Rm 3:23 b) Confissão de pecados – Pv 28:13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”. c) Pecadores são perdoados – Isaías 43:13, 18-19 e 25 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. Isaías 43:18-19 e 25 d) Em assim sendo, todas as maldades do homem serão purificadas. Quais as formas que Deus usa para nos purificar?
I- Purificação através da ÁGUA: “tudo o que não pode suporta o fogo fareis passar pela água” (v.23b). Os rituais de lavagem tinham ligação com o conceito de purificação (Marcos 7.4). Quando alguém pecava, imolava a um cordeiro, o queimava e depois lavava suas vestes, então estava purificado. Ninguém podia entrar na presença de Deus ou no templo sem se lavar (II Samuel 12.20).
A água molha, encharca e limpa, então pode simbolizar:
II- Purificação através do fogo: “tudo o que pode suportar o fogo fareis passar pelo fogo, para que fique limpo” (v.23). Muitas vezes a pessoa não aceita ser lavada pela água da Palavra, ou já passou pelas águas de tribulação, mas ainda existem coisas sujas no mais profundo do seu íntimo, que precisam sair, e então passa pelo fogo. O fundidor lava, mas se estiver fosco (qualquer coisa sem brilho e transparência) ele queima. O fogo queima, derrete, purifica e limpa, então pode simbolizar:
a) Fogo do ESPÍRITO SANTO: Todos devemos nos empenhar na luta contra o pecado (2:1); Deus proveu um sacrifício propiciatório pelos pecados, por meio de Jesus Cristo, a quem temos como ajudador junto ao Pai (2:1; 4:10);
Quando estamos na presença de Deus, estamos como no meio do fogo (Isaías 66.15-16). Moisés quando estava na presença de Deus, era avistado pelo povo somente o monte coberto de fogo (Êxodo 8.2-4). Deus é como “fogo consumidor” (Hebreus 12.29).
· A palavra de Deus é como fogo que purifica e queima todo mal e pecado: Deuteronômio 4.33.
· Quando ouvimos uma palavra que sentimos ir mais fundo do nosso coração e o sentimos arder, essa palavra é como fogo purificando o interior: Jeremias 23.29. · Quando passamos pelo fogo ouvindo a palavra de Deus, lembramos ou descobrimos erros e pecados. Isso é a escória aparecendo, então deixamos Deus tirar esta escória (sujeira) e ficamos puros. Quando nos expomos á palavra, estamos entrando no Crisol de Deus, (local onde o metal é aquecido e purificado): Malaquias 3.3. · A promessa do batismo “com o Espírito Santo e com fogo”: Mateus 3.11. · O Espírito Santo veio como “línguas como de fogo” sobre a cabeça dos cristãos, no Pentecostes: Atos 2.3.
DEUS QUER OS SEUS FILHOS PUROS E SEM MISTURA DO MUNDO! Por isso, Deus nos faz ouvir sua palavra, para aquecer o nosso coração e tirar toda sujeira (I Coríntios 3.13 e 15).
IV - DEUS É JUSTO – V. 19 a) Deus é fiel (Sl 103:13, 17-18) Mas Deus não tem compromisso com infiéis
1. O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE RENÚNCIA. Isso demonstra que o compromisso com Deus exige renúncia, devemos abrir mão de muitas coisas (renúncia do Eu, renúncia do pecado, renúncia do orgulho, da soberba, por exemplo) "Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo" (Lc 14:26,27).
2. O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE DISCIPLINA. Disciplina da oração (Lc 18:1), Disciplina na meditação da palavra, Disciplina da consagração, Disciplina no enchimento do Espírito Santo (Ef 5:18), Disciplina na comunhão com o corpo de Cristo (a igreja) – Rm 12:1-12; disciplina na obediência à liderança constituída por Deus.
3. O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE PERSEVERANÇA. 3.1. Precisamos vencer o cansaço, 3.2 - vencer o desânimo, 3.3 - vencer a comodidade, 3.4 - vencer Os falsos sentimentos, 3.5 - vencer A falsa espiritualidade, 3.6 - vencer As condições adversas.
4. O QUE DETERMINA O NOSSO COMPROMISSO COM DEUS. * O nosso amor a Jesus (Jo 15:13); * O nosso desejo de exercitar os dons que recebemos, * A consciência do nosso chamado (Jo 15:1-4, 16; Mt 28:19,20).
b) Deus é justo
Deus é a minha justiça. Por mais que o diabo se levante contra mim, usando, inclusive pessoas do meio evangélico para nos entristecer, não podemos desanimar, pois o nosso Deus é fiel e justo. E vela pelo cumprimento da sua palavra. CONCLUSÃO
Portanto, ninguém poderá alcançar a vida eterna em Cristo sem comunhão com Ele, o Pai e o Espírito Santo. 
Essa comunhão é um privilégio dos que aceitam o sacrifício de Cristo na cruz e entrega-lhes a vida, independente do que venha pela frente, haja vista ser Deus o nosso protetor.
Que vivamos na luz – Jesus Cristo -, conforme nos orienta a palavra de Deus, que purifica, regenera, santifica e dá a esperança de dias melhores – espiritual e materialmente -, na vida dos Filhos do Altíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário