segunda-feira, 20 de outubro de 2014

VITÓRIA NO ÊXODO É UM EXEMPLO DE VIDA EXITOSA EM CRISTO

VITÓRIA NO ÊXODO É UM EXEMPLO DE VIDA EXITOSA EM CRISTO 
Textos: Êxodo 13:17-14:31
Autor: Pr. Gomes Silva

Mensagem central: Deus redime a seu povo e o transforma em uma nação. Da mesma forma, Jesus Cristo pagou nossas dívidas para que fôssemos transformados e voltássemos a ter comunhão com Deus.

INTRODUÇÃO
A rota mais curta dos filhos de Israel para a terra Prometida teria sido através do país dos filisteus, mas isto teria envolvido o povo numa guerra contra os filisteus e talvez os filhos de Israel, que haviam acabado de se livrar de séculos de escravidão, não estivessem suficientemente fortes para lutarem como homens livres; poderiam resolver pela volta ao Egito, para não enfrentarem uma guerra sangrenta. Por isso, Deus levou-os por um caminho através do deserto em direção ao Mar Vermelho.

I. DEUS CONDUZ O POVO NO DESERTO – 13:17-22

Do Egito a Canaã, o povo israelita encontrou muitos obstáculos, mas o Senhor estava na direção da situação.

a) Deus mudou a direção do povo – v. 17
1. A falta de preparo de Israel para a batalha eliminava a possibilidade de seguirem para Canaã pelo Caminho do mar, uma das duas rotas para o objetivo a ser alcançado.
2. De qualquer modo, Deus havia dito a Moisés para guiar o povo a Horebe ou Sinai, o Monte de Deus e não leva-los imediatamente a Canaã (3:12)

b) Essa mudança foi para evitar que o povo enfrentasse guerras e voltasse ao Egito
c) Deus providenciou uma coluna de nuvem para evitar o sol durante o dia e uma coluna de fogo para evitar a escuridão à noite

Aplicação:
Jesus é quem te protege. Porém, ele tem o poder mudar a sua história, sua trajetória de vida. Claro, dependendo de como queira passar o resto de sua vida aqui na terra sob a direção Dele.

II. DEUS ANUNCIA SUA GLÓRIA ATRAVÉS DOS EGÍPCIOS – 14:1-14
a) Os Egípcios perseguirá os israelitas, mas o Senhor será glorificado por meio do Faraó – v. 4
b) O Faraó ficou enfurecido com a ação de Deus – vs. 5-8
c) O Faraó se aproximou e o povo israelita ficou apavorado – v. 10
e) A aproximação do inimigo levou o povo israelita a murmurar contra o Senhor – vs. 11-12
f) Deus levanta Moisés em profecia – vs. 13-14

Aplicação:
Deus sempre enviará alguém motivo pelo Espírito Santo para transmitir uma palavra de conforto, de ânimo e de perseverança diante dos problemas do dia a dia.
O deserto é longo, mas a mão do Senhor está contigo!

III. DEUS MOSTRA SEU PODER SOBRENATURAL EM PLENO MAR VERMELHO – 14:15-31

Assim como falou por intermédio de Moisés, Deus promoveu um grande livramento.
a) Por que clamas a mim? Diz o povo que marche – v. 15
O povo ficou apavorado diante dos montes, da água a sua frente e um exército na perseguição;
A pergunta imediata no coração do povo: E agora?
b) Estende a tua mão sobre o mar  (v. 16) e os egípcios saberão que existe um Deus poderoso = v. 18

c) O anjo do Senhor colocou-se entre o povo israelita e o exército de Faraó – vs. 19-20

e) A Bíblia diz que Moisés estendeu suas mão sobre o mar e logo surgiu um vento forte do leite e o mar se tornou em terra seca;

f) As águas ficaram como um muro à direita e à esquerda e os israelitas entraram pelo meio – v. 22

g) Os egípcios também entraram no mar, mas o Senhor travou as rodas dos seus carros para andarem com dificuldade, foi quando eles viram que o Senhor estava combatendo por Israel e tentam fugir – v. 25, mas já era tarde!

h) Deus mostra mais uma vez que estava na direção dos israelitas e que não iria abandona-lo – vs 26-31

Aplicação:
Depois do espetacular livramento, os hebreus cantaram louvores ao Senhor pelo triunfo. A primeira parte do cântico de Moisés (15:1-12) trata da vitória sobre os egípcios, e a segunda parte (15:13-18) profetiza a conquista de Canaã. A travessia do mar Vermelho prefigura a derrota do último e mais formidável inimigo do povo de Deus (Apocalipse 15:3, 4). Também se observa que o livramento final do povo de Deus, descrito no Apocalipse, será efetuado pelos mesmos meios que Deus empregou no êxodo: juízos sobre seus inimigos e redenção pelo sangue do Cordeiro.
Diante de toda essa compreensão, pode você estar debaixo do juízo de Deus ou desfrutar da redenção em Cristo Jesus.
Qual a sua opção?


CONCLUSÃO
Como vocês puderam observar, o Êxodo jorra luz sobre o caráter de Deus. No livramento de seu povo vê-se que é misericordioso e poderoso. A lei revela que ele é santo; o tabernáculo revela que ele é acessível mediante sacrifício aceitável.

É evidente o paralelo entre o livramento dos escravos israelitas e um maior êxodo espiritual efetuado pela obra e pessoa de Jesus Cristo. O Egito vem a ser um símbolo do mundo pecaminoso; os egípcios, símbolo de pecadores escravizados; Moisés simboliza o redentor divino que livra a seu povo mediante poder e sangue e o conduz à terra prometida.

POR QUE O CAMINHO NO MEIO DO MAR VERMELHO É UM SÍMBOLO DE JESUS?
Ev. Ismael Pereira de Oliveira
Revista da EBD

1. Porque somente através daquele caminho o povo seria liberto definitivamente da vida de escravidão. Não existem vários caminhos que nos levam ao Céu, somente através de Jesus “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14.6).

2. O caminho se abriu, mas ninguém era obrigado a passar por ele. A porta da salvação está aberta, mas, a decisão de trilhar esse caminho é pessoal, respeitando o livre arbítrio. Jesus está convidando “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”  (Mt 11.28). 

3. Não é fácil se livrar do Egito, mesmo já seguindo pelo caminho no meio do mar, o exército de Faraó os perseguia. Livrar-se do pecado não é fácil, mesmo tomando a decisão de seguir a Jesus e caminhar em direção à Canaã celestial, o pecado tenta nos perseguir e nos escravizar novamente, “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41).

4. O caminho no meio do Mar foi a porta que Israel passou e se livrou do Egito. Jesus é o caminho que nos torna livres “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36). Aquele que acredita nas promessas de Jesus, que obedece a Jesus e que segue a Jesus, esse encontra a liberdade!

5. O Mar Vermelho se fechou sobre o exército de Faraó causando grande destruição. O mesmo caminho que antes foi bênção para o povo de Israel agora torna-se em grande juízo para os egípcios, “sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados” (2 Pe 2.9). A mão de Deus pode tanto abençoar como castigar. Se queres seguir a Cristo acreditando nas suas promessas, serás abençoado! Porém, se desprezares o caminho de Deus para a salvação, sofrerás o juízo divino.

Fonte:
blog revista crente pentecostal; site o pesquisador cristão; arqueologia da Bíblia; mídia gospel.com; wikipédia; Bíblia de Estudo Pentecostal

Nenhum comentário:

Postar um comentário