segunda-feira, 10 de junho de 2019

FIDELIDADE: DEUS CUMPRE SUAS PROMESSAS

Foto: Google imagens
2 Crônicas 7:11-22
INTRODUÇÃO
Para entendermos o contexto do texto que lemos nesta noite faz-se necessário voltar ao capítulo 28, do 1º livro de Crônicas.

Naquele capítulo encontramos Davi, pai de Salomão, com o propósito de construir um templo de repouso para a arca da Aliança. E chegou a fazer os preparativos, mas o Senhor lhe apareceu e disse: Tu não construirás templo ao meu nome porque você é um homem de guerra e que derramaste muito sangue.

No verso 5, Davi afirma que Deus – e não ele – escolheu seu filho Salomão para ser o responsável pela construção do templo, erguido no Monte Moriá, onde Abraão ia sacrificar seu filho Isaque (Gn 22:9-14).

Mas Salomão é escolhido por Deus, mas coube ao seu pai Davi, inicialmente, passar todos os detalhes do templo e suas responsabilidades. Davi lhe disse: “Conhece o Deus de teu pai, e serve-o de todo o seu coração íntegro e espírito voluntário, porque o Senhor examina todos os corações, e conhece todas as intenções da mente. Se o buscardes, tu o encontrarás; mas, se o deixares, ELE TE REJEITARÁ PARA SEMPRE” (v. 9).

Em 2 Crônicas 7:17-18, após falar para o povo de Israel, Deus se dirige para Salomão e repete basicamente o que já lhe havia falado por Deus:

“Quanto a ti, se andares diante de mim como andou seu pai Davi, fazendo conforme tudo que te ordenei, obedecendo as meus estatutos e as minhas normas, então confirmarei o trono do seu reio, conforme a aliança que fiz com teu pai”.

Antes de adentrarmos nos resultados da infidelidade do povo e da fidelidade de Deus, encontramos Salomão no capitulo primeiro, versos de 7 a 13, dialogando com Deus. O Senhor diz: “Pede o que queres que eu te dou”. Davi diz no verso 10: “Dá-me sabedoria e conhecimento para que eu possa conduzir este povo”.

Salomão reconhece que não tinha nenhuma chance de sucesso à frente do povo se Deus não o abençoasse. Ou seja, com disse Jesus em João 15:5d “Porque sem mim nada podeis fazer”.

Então, Deus responde a Salomão no verso 12: “Receberás sabedoria e conhecimento. E te darei riquezas, bens, honra como nenhum revê antes de ti, nem rei algum terá depois de você”. E todas essas promessas Deus as cumpriu.

Nos capítulos 3 e 4 vemos a construção do tempo. No 5, após a conclusão da obra, a Arca da Aliança é levada para o templo. O 6, Salomão abençoa o povo e dá graças ao Senhor por tudo. Ainda no capítulo 6, Salomão faz a oração de consagração e reconhece os erros de Israel e pede misericórdia de Deus (LER 2 Cr 6:17-30).

A Bíblia diz no Capítulo 7 que, ao concluir Salomão a sua oração, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e seus sacrifícios, e a glória de Deus encheu aquele templo.

VEREMOS NESTA NOITE O RESULTADO DO DIÁLOGO ENTRE DEUS E SALOMÃO

I. EXIGÊNCIAS DE DEUS PARA ABENÇOAR ISRAEL – vs. 14-15
a) humilhar-se perante o Senhor
Mostrar uma atitude de arrependimento e de dependência da ajuda divina
R. R. Soares disse certa vez: “Se todos aprendessem o quanto é bom se humilhar diante do Senhor, seriam bem-sucedidos na fé”.

Até homens de Deus demonstram não ter aprendido esse bendito fator, quando, por serem fortes e não terem problemas de saúde, oram com arrogância, dizendo que precisam que o Altíssimo lhes faça isso ou aquilo.

Meu irmão, você que se encontra aqui na CEPEA, ou nas nossas redes sociais: Seja uma pessoa simples, humilde e pronta para atender ao Senhor, e você descobrirá o quanto isso é gratificante.

Humilhar-se perante Deus significa reconhecer a própria culpa e o juízo justo de Deus sem objeções e réplicas, sem restrições e tentativas de se justificar. É essa a única atitude com a qual se pode suplicar por perdão e graça (cf. o exemplo do rei Davi em 2Sm 12.13a; Sl 51).

Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:10
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 1 Pedro 5:6

b) Ter uma vida de oração
O que é oração? A oração é a nossa linha direta com o céu. A oração é um processo de comunicação que nos permite falar com Deus! Ele quer que nos comuniquemos com Ele, assim como uma ligação telefônica entre duas pessoas.

Deus mostra aos israelitas que atende um coração contrito (prostrado) e fiel (devotado) a sua aliança e promessas. Contudo, aquele povo não podia esquecer de uma vida de oração.

No Novo Testamento encontramos Pedro em sua primeira carta, 4:7c, dizendo:

“Portanto, tende bom senso e estai alertas em oração”.

O escritor Hernandes Dias Lopes comenta esse verso (no Livro expositivo de 1 Pedro), “que um cristão cuja vida está fora da vontade de Deus não tem êxito na oração. Um cristão que vive descuidadamente e sem sobriedade não tem prazer na oração”.

Pedro já havia dito 1 Pedro 3:7, que, se um marido não trata bem a esposa, suas orações são interrompidas. Agora, diz que se uma pessoa tem uma mente desordenada não pode orar como convém.

c) Buscar a face do Senhor
Em artigo sobre o “buscar a face do Senhor”, o escritor John Piper afirmou que, “Buscar o Senhor significa buscar sua presença. "Presença" é uma tradução comum da palavra hebraica "face". Literalmente, nós devemos buscar sua "face". Mas esta é a maneira hebraica de se ter acesso a Deus. Para estar diante de sua face é estar na sua presença.

A pergunta que podemos fazer é a seguinte: Os filhos de Deus estão sempre em sua presença?
De acordo com John Piper, a resposta é sim e não.

O “Sim” tem dois sentidos: Primeiro, no sentido de que Deus é onipresente e, portanto, sempre perto de tudo e de todos. Ele mantém tudo que existe. Seu poder está sempre presente em sustentar e governar todas as coisas.

E, segundo, sim, ele está sempre presente com seus filhos no sentido da sua promessa da aliança a sempre estar do nosso lado e trabalhar por nós e transformar tudo para o nosso bem. "Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mateus 28:20).

Mas há um sentido em que a presença de Deus não está conosco sempre, segundo Piper. Por esta razão, a Bíblia repetidamente nos convoca a "buscar o Senhor ... buscai a sua presença continuamente", diz ele. A manifestação de Deus, consciente, presença confiável não é a nossa experiência constante. Há épocas em que nos tornamos negligentes ao Senhor e nem sequer pensamos nele e não colocamos a confiança nele e nós o encontramos "imanifestado", isto é, despercebido como grande e belo e valioso pelos olhos dos nossos corações.

Seu rosto — o brilho de seu caráter pessoal está escondido atrás da cortina de nossos desejos carnais. Esta condição está sempre pronta para nos alcançar. É por isso que nos é dito para "buscar a sua presença continuamente." Deus chama-nos a desfrutar da consciência continua de sua suprema grandiosidade e beleza e valor.


d) Desviar-se do mal
“Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.” - Provérbios 16:17.

Jéssica Minosso em seu devocional diário de 21/11/2013, abordou o tema “desviar-se do mal” chamando a nossa atenção sobre a história de Caim, o filho de Adão e Eva, que experimentou drasticamente o resultado da contaminação de sua alma.

Dominado por ciúmes, assassinou cruelmente seu irmão. Foi exilado e condenado a vagar pela terra, sem paz. A bíblia continuamente nos aconselha a sermos prudentes, como nesta passagem: “Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a" (I Pe 3:11).

Conforme Jéssica Minosso, “desviar-se do mal” não se trata de um conjunto de regras a serem cumpridas, mas de andar sabiamente de maneira a evitar que o mal entre em nossas vidas, com as suas devastadoras consequências.

Infelizmente, a maldição pode tomar o lugar da bênção de Deus, se assim permitirmos. Estejamos atentos e busquemos a comunhão com o Criador, para que a nossa alma seja preservada em paz e alegria durante todo o nosso caminho.

II. PROMESSAS DE DEUS PARA O POVO DE ISRAEL – v. 14-16
a) Ouvirei dos céus atentamente as suas orações – v. 15c

b) Perdoarei os seus pecados
Em Mq 7.19, Ele menciona que nossos pecados seriam sepultados no fundo do mar. E em Hb 10.17, ele novamente afirma que JAMAIS se lembrará de nossos pecados já perdoados.
“Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.” Is 43:25

c) Sararei a sua terra
E aí? O que fazer para sarar a terra?
                        Derramar a Palavra sobre a Terra!
            Uma maneira de se derramar a PALAVRA DE DEUS sobre a Terra é organizar ATIVIDADES DE LEITURA DA BÍBLIA SAGRADA. É por ai que começam as mudanças!
           Deus irá se mover em resposta de uma maneira que causará SURPRESA!

Eu, na condição de pastores, recomendo a realização de culto doméstico em que você, seu marido, sua mulher e seus filhos poderão, muito bem, ORAR, CANTAR, LER A PALAVRA E MEDITAR em cada versículo.

Cada um ler um verso ou texto e explica, conforme seu entendimento pelo Espírito Santo. E todos vão crescendo na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, conforme 2 Pedro 3:18

d) Meus olhos estarão sempre abertos

III. EXORTAÇÃO A SALOMÃO – v. 17
“Quanto a ti”
Disse se dirige exclusivamente a Salomão, dizendo:
“Eu vou confirmar o trono do seu reino, conforme a aliança que fiz com teu pai Davi, a quem disse que não faltaria sucessor que governe em Israel” – v. 18.
Para isto ser concretizado, Salomão deveria:

1. Andar na presença de Deus como andou seu pai Davi – 17ª
2. Fazer tudo como Deus havia ordenado (Ler 1 Reis 2:1-4)
3. Obedecer aos estatutos de Deus – v. 17
ESTATUTO - Refere-se a uma norma geralmente desenvolvido por organizações ou associações e tem por objetivo regulamentar e direcionar direitos e obrigações

4. Obedecer as normas do Senhor – v. 17
Norma é um termo que vem do latim e significa “esquadro”. Uma norma é uma regra que deve ser respeitada e que permite ajustar determinadas condutas ou atividades. No âmbito do direito, uma norma é um código jurídico.

Por exemplo: “Cometi uma infração ao conduzir a 120 quilómetros à hora quando a norma estabelece uma velocidade máxima permitida de 110 quilômetros/hora”, “Desculpe, mas aqui não é permitido fumar, é uma norma deste estabelecimento”, “Esta instituição tem normas que devem ser respeitadas por todos os seus integrantes, sem exceções”.

CONCLUSÃO
Portanto, amados:
Não esqueçam que Deus abençoe, porém, em seu ato de justiça, ele cobra de cada um de nós uma postura que ratifique a nossa condição de servo do Senhor.

Deus ouviu os apelos de Salomão, como escuta a todos nós. Ele prometeu ao povo de Israel que iria ouvi-lo quando houve humilhação, oração, conversão dos maus caminhos e a busca de sua face. No final, falou diretamente ao coração de Salomão: “Anda na minha presença (...) e confirmarei o teu trono”.

Hoje, Deus não tem diferença. Continua o mesmo, prometedendo bênçãos sem medida, porém, que cada procurar viver dentro de suas responsabilidade enquanto “social” e “espiritual” para ter uma vida digna aqui na terra, principalmente!

Autor:
Jornalista, Especialista em Comunicação Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário