segunda-feira, 10 de junho de 2019

A DESOBEDIÊNCIA LEVA O HOMEM A SE AFASTAR DE DEUS

1 Reis 11:1-14, 23, 43
Foto: Google imagens

INTRODUÇÃO
Salomão foi um rei de Israel (mencionado, sobretudo, no Livro dos Reis), filho de David com Bate-Seba, que teria se tornado o terceiro rei de Israel, governando durante cerca de quarenta anos (segundo algumas cronologias bíblicas, de 966 a 926 a.C.). Salomão também é o escritor de Provérbios e Eclesiastes, livros sapienciais da Bíblia, além de Cântico dos Cânticos.

Diferentemente de seu pai, Salomão não se tornou um líder guerreiro, pois isso não foi necessário. Soube manter a grande extensão territorial que herdara de seu pai. Mostrou, de acordo com a tradição judaica, ser um grande governante e um juiz justo e imparcial. Soube habilmente desenvolver o comércio externo e da indústria, as relações diplomáticas com países vizinhos, o que levou a um progresso considerável das cidades israelitas.

A Salomão é atribuída a famosa história das duas mulheres que foram ao seu palácio discutindo por conta de uma criança. Ele mandou chamar um dos guardas e lhe ordenou: "Corte o bebê ao meio e dê um pedaço para cada uma". Falado isso, uma das mães começou a chorar e disse: "Não, eu prefiro ver meu filho nos braços de outra do que morto nos meus", enquanto a outra disse: "Pra mim é justo". Salomão, reconhecendo a mãe na primeira mulher, mandou que lhe entregassem o filho.

Salomão teve um início maravilhoso, tendo tudo que precisava. Mas, mesmo na condição de rei levantado por Deus, ele caiu na poligamia, amando mulheres de nações estrangeiras, como a filha do Faraó, razão pela qual o Rei Salomão foi castigado por Deus. Seu único filho homem foi o problemático Roboão.

POR CAUSA DA DESOBEDIÊNCIA A DEUS, SALOMÃO PERDEU O TRONO

TRÊS FATORES QUE LEVAM O HOMEM À QUEDA

I. FATOR: O HOMEM CAI QUANDO DESOBEDECE A DEUS – vs. 1-4
A desobediência de Salomão começou cedo ao ferir a Plavra de Deus: Ele não podia acumular cavalos, mulheres, ouro e prata – conforme Deuteronômio 17:16-17.

a) Em 1 Reis 11:3, lemos que Salomão tinha 700 mulheres princesas e 300 concubinas. Mas as Escrituras repetidamente nos advertem contra manter mais de uma mulher (Dt 17:17) e violar o princípio da monogamia – um homem para uma mulher (cf. 1 Co 7:2).

b) A monogamia é o padrão de Deus para os homens. Isso está claro no seguinte: Desde o princípio, Deus estabeleceu este padrão ao criar o relacionamento monogâmico de um homem com uma mulher, Adão e Eva (Gn 1:27; 2:21-25).

c) Salomão desobedeceu a Deus, possuindo 700 mulheres e 300 concubinas.

Para que fique claro nesta noite: Deus nunca estabeleceu a poligamia em circunstância alguma”. O homem é que caiu nesse engano!

d) Essas mulheres desviaram o coração de Salomão da presença de Deus – v. 3, mas Deus já havia alertado:

Não vos mistureis com elas, nem elas convosco; porque desviarão o vosso coração para seguirdes outros deuses”, foi realmente que aconteceu. Vejamos os versos 4-6. (RELER)

Qual a mensagem desses seis versículos para nós hoje?

1. Não podemos entrar num jugo desigual: Namoro, casamento com pessoas fora do convívio cristão.
2. Deus nos avisa pela sua palavra: Não entre em relacionamentos fora do contexto bíblico, “porque eles vão lhe tirar da minha presença”;

3. Quando você, que já faz parte da família de Deus, namora, casa com pessoas que não são cristãs, estarás quebrando o princípio da “obediência a Deus”. Isso é pecado.

4. Quando peca contra Deus, namorando ou casando com pessoas fora da igreja, a pessoa dificilmente se arrepende; pois, mesmo alertado pelo pastor mediante à Palavra de Deus, geralmente essa pessoa prefere continuar o namoro com aquela pessoa.

5. Sabe o que geralmente acontece (com pouquíssimas exceções), aconteceu a prática da fornicação (sexo antes do casamento) e logo aparece e se não houver o cuidado vem uma gravidez antes do tempo.

Com Deus não se brinca.
6. Portanto, não entre em jugo desigual, pois você poderá pagar preço muito alto, como aconteceu com Davi e depois com seus filho, Salomão.

II. FATOR: O HOMEM CAI QUANDO SE DESVIA DO SENHOR – vs. 5-10
Salomão não vigiou, caiu nos braços da poligamia, seguiu outros deuses, desviou-se e irritou o Senhor

a) Primeiro: Construiu um Altar a Astarote – deusa do sexo dos cananeus – versão feminina de Baal (prostituição cultual = eram ritos promíscuos e imorais tentando despertar os deuses para que eles acordaram e derramassem fertilidade sobre a terra). Há quem diga que nesses cultos havia prática de sexo

b) Segundo: Altar a Milcon – abominação dos amonitas – v.

c) Terceiro: Altar a Canos – abominação dos moabitas. Não tenho muitas informações sobre esse deu.
d) Quarto: Altar a Moloque – abominação dos amonitas. Era um deus imaginário, criado na cabeça de ímpios. Ele aceitava sacrifício humano, principalmente de criancinhas.

e) Salomão fez o que era mau perante o Senhor e nunca procurou deixar aquela idolatria e voltar-se para Deus. Ele não perseverou como seu pai, Davi – v. 6

f) O verso 9 aponta Salomão se desviando do Senhor, que já havia lhe advertido em duas ocasiões:
1. 1 Crônicas 28:9 – Deus usa Davi: “Se o buscardes, tu o encontrarás; mas, se o deixares, ele te rejeitará para sempre

2. 2 Crônicas 7:17-20 – LER NA BIBLIA

f) Assim, Salomão, que havia dedicado o templo como lugar exclusivo de sacrifícios ao Senhor em Israel ergueu altares a outros deuses e, em decorrência disso, sofreu o julgamento severo de Deus (9-13)

g) Por mais incrível que possa parecer, Salomão continua adorado ao Senhor, mas, ao mesmo tempo, rendia culto aos ídolos.

É justamente isto que está acontecendo em algumas comunidades cristãs, onde se cultua a Deus, mas outros deuses têm sido reverenciado: O próprio ser humano, o pastor, o cantor, um pregador de renome... tudo isso é transformado em deu.

III. FATOR: DEUS DÁ NA HUMILDADE TIRA NA SOBERBA – vs. 11-
a) A Bíblia relata que em sua humildade, Salomão amava o Senhor e andava nos estatutos de Davi, seu pai – 1 Reis 3:3

b) Em sonho, Salomão pediu sabedoria e entendimento (1 Reis 3:9) e Deus lhe deu o que não pediu: Riquezas e glória (1 Rs 4:29-32).

c) Mas por causa da soberba, do pecado da poligamia e do coração desviado do Senhor para adorar outros deuses, Deus tirou o reinado de Salomão (1 Reis 11:11:33)
d) Só quero dizer uma coisa para vocês:

“Vestir a capa de humildade e da santidade é fácil; difícil é mantê-la por muito tempo”.

CONCLUSÃO
Portanto, queridos:
Estamos diante de uma história cujo personagem teve grandes experiências com Deus, mas apostatou da sua fé, esqueceu a orientação de Deus e seguiu o curso do seu coração para um fim indesejado.
Salomão começou como um homem que amava ao Senhor, que andava nos estatutos, e que edificou o templo em Jerusalém(1 Reis 3.3; 6.1). Experimentou o amor de Deus, a sua graça e a sua salvação; recebeu conhecimento espiritual especial (1 Reis 3.10-14; 2 Sm 12.24) e escreveu parte das Escrituras Sagradas sob a inspiração do Espírito Santo (ver 4.29-34).

Sem medo de algum tipo de erro afirmo que os termos de Deus tornam fáceis qualquer aceitação.
Salomão teve realmente um:
1.      Início fantástico,
2.      Meio conturbado e
3.      Fim inapropriado para um servo de Deus.

Esse capítulo menciona a apostasia de Salomão, fala da sua morte, sem qualquer indicação de que ele tenha se arrependido e voltado para Deus. O escritor das Crônicas fala da advertência de Davi a Salomão: "porém, se o deixares [a Deus], rejeitar-te-á para sempre" (1 Crônicas 28.9).

A verdade bíblica aqui revelada é que Salomão, antes desfrutando da graça de Deus, não permaneceu nessa graça. A Palavra de Deus nos adverte aqui: se um rei que recebeu grandiosos dons, ministério e graça, caiu, então todo aquele que está em pé tome cuidado para que não caia (1 Co 10.12).3

Como se vê, a bíblia é clara ao falar dos pecados de Salomão (1 Reis 11), mas não diz acerca do arrependimento de Salomão. Cabe a você leitor e eu segui o que diz a bíblia:

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5.8)”.

Baseado em Eclesiastes 12.13, a quem diz que Salomão, já estando no fim de sua vida, tenha se arrependido de seus pecados e se voltado para o Senhor Deus.
Veja:

De tudo o que se tem ouvido, o fim é: “Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem” (Ec 12.13).

“Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia (1 Co 10.12 – KJA)”.

Lembre-se você que se encontra aqui na CEPEA:

Salomão era um homem cheio de dons dados por Deus, principalmente o dom de sabedoria. Mas esse dom não pode tomar o lugar de uma atitude de andar diária e constantemente em santidade e humildade diante do Senhor.

Irmãos, não há quadro mais triste na Bíblia que o da queda de Salomão. Seu dom extraordinário e sabedoria não lhe salvou da desobediência a Deus. A negligência dele a essa ei e a sua perda e comunhão com Deus, aos poucos abriu a porta para a entrada de toda classe de mal.
Se tivesse se dedicado obstinadamente às sagradas escrituras, quão brilhante teria sido a sua vida.

De acordo com o comentarista bíblico Jimmy Swaggart, “O que aconteceu com Salomão mostra que aos crentes não é de muita conveniência uma vida somente de bênçãos. Elas têm a tendência de distanciar o olhar do crente para Deus e pô-los em si mesmo

Boa noite
A paz do Senhor para todos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário